17 janeiro 2012

Eu já li #6 + Primeira Impressão #8

E aí pessoal! Tudo bem?
Hoje eu vou falar do segundo livro que eu li esse ano.
Eu queria MUITO ler "Os 13 Porquês", pois além de ouvir falar que a história era - e realmente é - muito boa, fiquei sabendo que seria gravado o filme esse ano(sem previsão de estreia até agora), e a personagem principal, Hannah Baker, seria interpretado por Selena Gomez. Vou contar pra vocês, antes de tudo, a luta que foi para conseguir ter essa maravilha.
Foi difícil encontrar o livro aqui, por isso, tive que pedir à uma atendente da livraria - que já é amiga minha e da Hyasmim desde o dia que abriu a livraria rsrs - para que ela encomendasse o livro. Isso era uma quinta-feira e no próximo dia eu iria viajar, portanto eu iria buscar o livro na Segunda. Segunda-feira chegou e eu e a Hyasmim fomos lá buscá-lo, quando chegamos lá, a nossa amiga-atendente estava de folga e NINGUÉM na Livraria encontrou meu livro, então acabei comprando o Century, que já falei sobre ele anteriormente. Na terça-feira eu e Hyasmim voltamos à livraria e adivinhem... A nossa amiga estava em curso! Pelo menos,  nos avisaram que ela ainda iria trabalhar naquele mesmo dia, aí como nós ADORAMOS passar tardes na livraria, ficamos até às 18 horas quando FINALMENTE ela chegou e meu livro estava com ela. FINALMENTE...
Mas vamos lá falar mais sobre o livro e sua história:



*Os 13 Porquês - Jay Asher

Sinopse: "Para Clay Jensen, as fitas cassete gravadas por Hannah Baker não tem nada a ver com ele.
Hannah está morta. E seus segredos devem ser enterrados com ela.
Só que a voz de Hannah diz a Clay que o nome dele está em uma das histórias dessas fitas - e que ele, de alguma maneira, é responsável por sua morte.
Tomado por espanto, angústia e muito medo, Clay permanece escutando as gravações madrugada afora. Ele segue as palavras de Hannah pelas silenciosas ruas da cidade...
... e o que ele descobre, muda sua vida para sempre."

Primeira Impressão: Assim que eu, finalmente, estava com o livro em mãos, a primeira coisa que me chamou atenção foi o tamanho. Muito semelhante aos livros de catálogo daquela marca de cosméticos.

No livro Hannah dá um mapa para cada pessoa que recebe as fitas, e o mapa vem atrás das capas do livro, com as anotações da suicida e tudo o mais. Eu como AMO esses livros bem interativos não pude não amar esse detalhe.

Outra coisa legal é a indicação de quando Clay põe as fitas para tocar, pausa ou dá stop. É indicado por esses símbolos que todo mundo conhece.

Eu já li: Eu, particularmente, tive um pouco de dificuldade em ler duas narrativas simultâneas: a de Clay, e a de Hannah. Isso no começo, como sempre, mas depois que você pega o rumo fica completamente tranquilo e prazeroso ler um livro tão empolgante assim.
Antes de se matar, Hannah gravou fitas cassete e deixou-as para as pessoas que, direta ou indiretamente, foram importantes na decisão de tirar a própria vida. Nas primeiras razões eu pensei "Nossa, se todos os motivos forem assim, Hannah se matou por coisas fúteis.". Mas quando continuei a leitura, descobri que aqueles motivos fúteis desencadearam milhões de coisas na vida de Hannah, coisas realmente ruins e que, ao fim do livro você percebe que até mesmo ela estava querendo se destruir, e assim ela fez.
Você com certeza irá se surpreender com essa história, e, assim como eu, torcer muito para que tudo seja uma grande brincadeira, pois apegar-se à personagem é quase impossível; passar por momentos de angústia, vendo Clay querendo mudar o rumo das fitas, entre outras coisas.

Antes de terminar o post, gostaria de avisar que no site do livro você pode encontrar material bastante interessante, inclusive o inicio do áudio de todas as fitas(em inglês), o que é muito legal só pela emoção de ouvir a voz de Hannah. O site é http://www.thirteenreasonswhy.com/

Espero que tenham gostado do post e que se interessem pelo livro. Leiam, vocês não irão se arrepender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário